PUBLICIDADE

Ásia

Seul convoca embaixador japonês após visita de ministros a santuário de Yasukuni

25 abr 2013 - 07h58
(atualizado às 08h25)
Compartilhar

A Coreia do Sul convocou o embaixador do Japão nesta quinta-feira após a visita de ministros e de parlamentares japoneses ao santuário xintoísta de Yasukuni, em Tóquio, símbolo para Seul e Pequim do militarismo japonês.

O primeiro vice-ministro das Relações Exteriores, Kim Kyou-Hyun, recordou ao embaixador Koro Bessho "o imenso sofrimento" que o Japão provocou aos países que colonizou no século XX, entre eles a Coreia, e combateu durante a Segunda Guerra Mundial

"Lamentamos a interpretação equivocada da história e as observações anacrônicas do governo e das autoridades políticas japonesas", declarou Kim.

Manifestantes protestaram diante da embaixada japonesa em Seul e exigiram desculpas públicas do primeiro-ministro nipônico, Shinzo Abe.

No total, 168 parlamentares japoneses visitaram o santuário de Yasukuni, memorial aos 2,5 milhões de soldados japoneses mortos pela pátria, que incluem 14 pessoas consideradas culpadas de crimes de guerra pelos aliados após a Segunda Guerra Mundial.

A visita foi imediatamente criticada por Pequim e em Seul.

No fim de semana, três ministros japoneses, incluindo o vice-premier e ministro das Finanças, Taro Aso, visitaram o local.

A presidente sul-coreana Park Geun-Hye advertiu o Japão sobre uma mudança de sua diplomacia que reabriria "as cicatrizes do passado".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade