PUBLICIDADE

Ásia

Seul: C. do Norte testou mísseis balísticos no Mar do Japão

26 mar 2014 - 00h24
(atualizado às 00h35)
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Norte lançou nesta quarta-feira dois mísseis balísticos sobre o Mar do Japão, informou a agência de imprensa sul-coreana Yonhap, em mais um teste de armas para protestar contra manobras conjuntas das forças de Estados Unidos e Coreia do Sul.

"A Coreia do Norte lançou um míssil balístico às 02h35 local e outro às 02h45 a partir da região de Sukchon, ao norte de Pyongyang, em direção ao mar", revelou o chefe do Estado-Maior da Coreia do Sul, citado pela Yonhap.

Os mísseis percorreram 650 km sobre o mar, precisou um porta-voz do ministério sul-coreano da Defesa à AFP. Ao que parece, os mísseis são variantes do modelo Nodong, considerados de médio alcance, entre 1.000 e 1.500 quilômetros.

Os Estados Unidos afirmaram que o lançamento dos mísseis no Mar do Japão representa uma "perturbadora e provocativa escalada".

O departamento de Estado informou que está coordenando com seus aliados e sócios, incluindo o Conselho de Segurança da ONU, "a adoção de medidas apropriadas para responder" à última "violação das resoluções do Conselho" por parte de Pyongyang.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas proibiu a Coreia do Norte de realizar qualquer tipo de lançamento de mísseis balísticos.

"Urgimos à Coreia do Norte a exercer contenção e a se abster de novas ações ameaçadoras", disse a porta-voz do departamento de Estado Marie Harf, acrescentando que os Estados Unidos levam os disparos de mísseis "muito a sério".

No sábado passado, os norte-coreanos dispararam mais de 30 mísseis de curto alcance no Mar do Japão, a partir de sua costa oriental. Os tiros ocorreram a partir das 4h do horário local. Segundo a Yonhap, os vetores do sábado alcançaram uma distância de 60 quilômetros.

As autoridades sul-coreanas exortaram na segunda-feira a Coreia do Norte a suspender seus testes com mísseis, que qualifica de "provocação". Em 16 de março passado, os norte-coreanos já haviam testado 25 mísseis sobre o mar.

Os testes da Coreia do Norte estão claramente destinados a enviar uma mensagem de protesto contra os exercícios militares conjuntos realizados por Coreia do Sul e Estados Unidos.

A Coreia do Sul afirma que os disparos são uma "provocação perigosa", mas tanto Seul como Washington evitaram pedir sanções por parte das Nações Unidas contra Pyongyang, considerando o alcance limitado dos mísseis e a recente aproximação entre as duas Coreias, o que tem baixado a tensão.

Mas se os disparos desta quarta-feira envolveram mísseis Nodong, a reação deverá ser mais enérgica devido ao alcance. O último teste com mísseis Nodong por parte de Pyonyang remonta a julho de 2009.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade