PUBLICIDADE

Ásia

Seul ameaça responder com "firmeza" às provocações da Coreia do Norte

16 set 2015 - 01h50
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Sul afirmou nesta quarta-feira que dará uma resposta "firme" caso seu vizinho do norte realize um teste nuclear ou lance um foguete de longo alcance, depois que o regime norte-coreano anunciou ontem grandes avanços em seus programas atômico e espacial.

"Se a Coreia do Norte realizar este tipo de provocações, Seul responderá em parceria com a comunidade internacional de maneira firme e apropriada", garantiu um porta-voz do Ministério da Unificação da Coreia do Sul em entrevista coletiva.

O representante sul-coreano afirmou que os testes atômicos e de mísseis serão considerados como "graves provocações e ameaças militares" além de "uma clara violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU" que restringem o desenvolvimento armamentístico e nuclear da Coreia do Norte.

O regime de Kim Jong-un anunciou ontem em dois comunicados distintos que lançará em breve um satélite espacial e que finalizou as reformas na usina nuclear de Yongbyon, a principal fonte de plutônio para seu programa de armas atômicas.

No caso do satélite, Pyongyang garantiu que seu programa tem fins pacíficos, mas Coreia do Sul, EUA e grande parte da comunidade internacional consideram que este tipo de operações são testes encobertos de tecnologia de mísseis intercontinentais, já que requerem o lançamento de um foguete de longo alcance.

Por enquanto, o governo da Coreia do Sul não detectou sinais de que o lançamento acontecerá de forma iminente.

Em todo caso, a dura resposta emitida hoje por Seul poderia influenciar negativamente no processo de reconciliação iniciado no início deste mês, quando autoridades dos dois países se comprometeram a pôr fim às tensões militares e abrir uma nova etapa de diálogo.

A Coreia do Norte já realizou vários testes nucleares e de mísseis nos últimos dez anos, o que fez com que o Conselho de Segurança da ONU endurecesse suas sanções sobre o país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade