PUBLICIDADE

Ásia

Seul acredita que Pyongyang prepara lançamento de míssil de longo alcance

10 set 2015 - 03h11
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul disse nesta quinta-feira que é "provável" que a Coreia do Norte lance um míssil de longo alcance por ocasião do 70º aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores, que é comemorado no próximo dia 10 de outubro.

O governo apresentou um relatório no parlamento sul-coreano no qual alega que o regime de Kim Jong-un está finalizando as obras de reforma de suas instalações de lançamento de Dongchang-ri, no nordeste do país, revelou à Agência Efe um porta-voz do Ministério da Defesa.

Imagens de satélite recentes mostram uma nova plataforma de 67 metros de altura na base que, segundo especialistas, poderia servir para o lançamento de mísseis maiores que o Unha-3, o último foguete de longo alcance lançado por Pyongyang, em dezembro de 2012.

Aquele lançamento serviu para colocar em órbita o Kwangmyongsong-3, o primeiro satélite de observação na história do país.

No entanto, a comunidade internacional interpretou a ação como um teste encoberto de mísseis do regime comunista norte-coreano, que sofreu um endurecimento das sanções por parte do Conselho de Segurança da ONU.

Há algumas semanas se sucedem os rumores de um possível lançamento para comemorar o 70º aniversário do Partido dos Trabalhadores, uma data importante que a Coreia do Norte planeja celebrar com um grande desfile militar.

Acredita-se que o lançamento, caso realmente ocorra, seja realizado alguns dias antes da celebração.

A Coreia do Norte reivindicou em várias ocasiões seu direito à exploração espacial e de desenvolver tecnologia de satélites, negando que esses lançamentos sejam testes encobertos de mísseis.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade