PUBLICIDADE

Ásia

Seul acredita que Coreia do Norte pode realizar novo teste nuclear em breve

21 mar 2016 - 01h09
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Sul afirmou nesta segunda-feira que a Coreia do Norte pode realizar em breve um novo teste atômico, em um momento de tensão depois que o regime de Kim Jong-un realizou provas nucleares e de mísseis de longo alcance.

A Coreia do Norte "tem capacidade para realizar a qualquer momento seu quinto teste nuclear", afirmou o porta-voz do Ministério da Unificação de Seul em entrevista coletiva.

O governo sul-coreano acredita que Pyongyang está tecnicamente preparado para realizar uma nova detonação atômica, já que a base de Punggye-ri, na região nordeste do país, não deixou de operar desde janeiro.

No dia 6 desse mês a Coreia do Norte realizou seu quarto teste nuclear e garantiu que nessa ocasião, ao contrário das anteriores de 2006, 2009 e 2013, o explosivo detonado foi uma bomba de hidrogênio.

O site especializado americano "38 North", associado à Universidade Johns Hopkins, já advertiu sobre a constante atividade na base de Punggye-ri que poderia antecipar um teste atômico adicional do regime comunista.

Ao teste nuclear de 6 de janeiro se seguiu o lançamento de um foguete espacial em 7 de fevereiro, considerado pela comunidade internacional o teste de um míssil intercontinental.

Como resposta, o Conselho de Segurança da ONU impôs as sanções comerciais mais duras até o momento ao país asiático, enquanto Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão decretaram medidas unilaterais de forma adicional para tentar afogar a economia norte-coreana.

As sanções, unidas às manobras militares de Seul e Washington na Coreia do Sul, geraram um ambiente de tensão com a Coreia do Norte, que lançou várias ameaças e disparou ao mar mísseis de curto e médio alcance.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade