PUBLICIDADE

Ásia

Sem acordo para suprimentos, EUA tiram negociadores do Paquistão

11 jun 2012 - 18h19
(atualizado às 18h34)
Compartilhar

Os Estados Unidos decidiram retirar seus negociadores do Paquistão, sem conseguirem um acordo que autorizaria caminhões a cruzarem o território paquistanês para abastecer as forças da Otan no vizinho Afeganistão, disse o Pentágono na segunda-feira.

A decisão reflete a profunda crise nas relações bilaterais, dias depois de o secretário norte-americano de Defesa, Leon Panetta, declarar que Washington está chegando aos limites da sua paciência por causa dos refúgios que o Paquistão oferece a insurgentes islâmicos.

O embaixador do Paquistão nos EUA reagiu alertando que essas declarações de Panetta de nada contribuiriam para solucionar as divergências entre os dois governos.

O porta-voz do Pentágono, George Little, disse que os EUA ainda têm esperança em um acordo, mas que a equipe de negociadores, depois de passar cerca de seis semanas no Paquistão, merece um descanso.

Little acrescentou que os negociadores podem voltar assim que houver condições favoráveis.

"Acredito que parte da equipe partiu no fim de semana, e o restante sairá em breve. Foi uma decisão dos EUA", afirmou.

O Paquistão interrompeu as rotas de suprimento para a Otan em protesto contra um bombardeio aéreo na região da fronteira que matou 24 soldados paquistaneses no ano passado.

Os EUA se recusam a pedir desculpas pelo incidente, e há divergências também acerca do pedágio a ser pago pelos comboios militares.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade