PUBLICIDADE

Ásia

China: 6 guardas são presos acusados de espancar ambulante

19 jul 2013 - 08h10
(atualizado às 08h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem mostra Deng Zhengjia deitado no chão após ser espancado
Imagem mostra Deng Zhengjia deitado no chão após ser espancado
Foto: AFP

Seis funcionários chineses do governo local envolvidos em um episódio de violência que levou à morte de um vendedor de melancia foram detidos, informaram nesta sexta-feira meios de comunicação locais.

Deng Zhengjia, 56 anos, foi espancado até a morte na quarta-feira por agentes de regulação locais conhecidos como "chengguan" por vender melancias em uma barraca de rua sem licença, havia relatado a mídia chinesa anteriormente.

Os "chengguan" do município de Linwu, na província central de Hunan, chutaram e socaram Deng e utilizaram uma balança para atingir sua cabeça, segundo as notícias divulgadas, que citavam sua esposa. Ele havia transferido sua barraca recentemente, de acordo com instruções recebidas dos "chengguan", e pago 100 iuanes (US$ 16) em multas, contou sua esposa.

O governo municipal realizou uma coletiva de imprensa na quinta-feira, disse o Beijing News, depois que a notícia provocou indignação na internet. Seis "chengguan" envolvidos no incidente foram detidos pela polícia, informaram as autoridades locais, de acordo com as notícias.

Segundo as autoridades, as investigações preliminares mostram que os "chengguan" não lançaram a cabeça de Deng contra a balança e uma necropsia está sendo realizada.  Um site de notícias ligado ao governo do município disse que Deng caiu subitamente no chão e morreu durante uma discussão. As autoridades negaram as informações de que a polícia teria retirado à força o corpo da cena do crime, afirmando que ele foi levado a pedido de seus parentes.

Os "chengguan", encarregados de fazer cumprir os regulamentos não-criminais nas cidades, têm sido acusados nos últimos tempos de abusar dos seus poderes, com vendedores ambulantes sendo um alvo comum da violência. Eles "ganharam uma reputação de brutalidade e impunidade", afirmou um porta-voz do grupo Human Rights Watch no ano passado.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade