PUBLICIDADE

Estados Unidos

Na Rússia, John Kerry se reúne com oposição e ONGs nesta quarta

8 mai 2013 - 03h58
(atualizado às 04h21)
Compartilhar
Exibir comentários

No segundo dia de sua visita oficial a Moscou, o secretário de Estado americano, John Kerry, se reúne nesta quarta-feira com representantes da oposição e ONG russas, que acusam o Kremlin de lançar o maior ataque contra a sociedade civil desde a queda da União Soviética.

"Será um encontro em formato de mesa-redonda. A reunião durará apenas 50 minutos. Falaremos, antes de tudo, sobre a situação das ONGs", adiantou à agência "Interfax" a veterana ativista Liudmila Alexéyeva, líder do Grupo Helsinque de Moscou, que ressaltou que há "uma grande ofensiva contra ONGs" na Rússia.

Atualmente, as ONGs russas são submetidas a rigorosas inspeções judiciais e tributárias, campanha que começou após a aprovação de uma lei que obriga às organizações que recebem financiamento do exterior e realizam atividades políticas a se inscrever em um registro como "agentes estrangeiros".

As principais ONGs do país se negaram a acatar a lei, o que gerou algumas penalizações. Na última segunda-feira, na véspera da chegada de Kerry a Moscou, a oposição extraparlamentar realizou um grande comício na capital russa sob o lema "Liberdade", no qual os manifestantes exigiram a libertação dos presos políticos.

Ontem, no primeiro dia de sua visita oficial à Rússia, Kerry manteve conversas com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e com o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov. Após os encontros, o secretário de Estado americano anunciou que Washington e Moscou se propõem a organizar uma conferência internacional sobre a Síria.

Segundo Kerry, a conferência sobre a Síria, que seria formada por todas as partes envolvidas no conflito do país árabe, poderia ser realizada no final deste mês.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade