PUBLICIDADE

Ásia

Secretário da Defesa dos EUA acusa China de ciberespionagem

31 mai 2013 - 22h28
(atualizado às 23h50)
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário americano da Defesa, Chuck Hagel, acusou Pequim de espionagem cibernética, diretamente, em discurso feito neste sábado em um fórum de segurança com a participação de oficiais militares chineses.

Hagel culpou o governo e o Exército da China, de forma clara, por "invasão cibernética" nos sigilosos sistemas de informação de Washington.

"Os Estados Unidos manifestam sua preocupação com a ameaça crescente das intrusões informáticas que têm origem, ao que parece, no Exército e no governo chinês", disse Hagel em um discurso para os principais responsáveis de Defesa da Ásia reunidos no fórum organizado anualmente em Cingapura.

Entre os delegados estavam vários ministros da Defesa e comandantes militares chineses, incluindo um dos cinco subchefes do Estado-Maior conjunto, general Qi Jianguo. "Devemos reconhecer a necessidade de regras de conduta comuns sobre os novos domínios", disse Hagel, que julgou "positivo" o estabelecimento de um grupo de trabalho entre Washington e Pequim consagrado à Internet.

Um relatório do Pentágono enviado ao Congresso em maio revela uma vasta campanha de espionagem informática promovida por Pequim para obter informações sobre os programas de Defesa dos Estados Unidos.

O discurso de Hagel antecipa a pressão que os EUA farão na China em relação ao tema, em uma cúpula bilateral de alto nível na próxima semana.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade