PUBLICIDADE

Ásia

Rússia lembra 70º aniversário da batalha de Stalingrado

2 fev 2013 - 10h19
(atualizado às 10h32)
Compartilhar

A Rússia lembra neste sábado o 70º aniversário da batalha de Stalingrado (Volgogrado), cidade que justamente hoje recupera por um dia o nome com o qual entrou para a história como cenário do capítulo mais sangrento, mas também decisivo da Segunda Guerra Mundial.

Os atos de lembrança da batalha - que custou a vida de mais de 2 milhões de pessoas entre julho de 1942 e 2 de fevereiro de 1943, dia em que se rendeu às tropas soviéticas o lendário marechal alemão Friedrich Paulus - serão liderados pelo presidente russo, Vladimir Putin.

Entre as homenagens das quais Putin vai participar estão uma parada militar na cidade banhada pelo Volga e uma visita ao memorial dedicado aos mortos na batalha na qual o Exército Vermelho derrotou as tropas alemãs.

Em julho de 1942, a antiga cidade de Tsaritsin, cujo nome foi mudado em 1925 para homenagear o líder soviético, Josef Stalin, estava a ponto de cair em poder da Alemanha, por isso Moscou teve que recorrer a reservistas sem experiência, muitos dos quais morreram em bombardeios alemães.

Segundo a historiadora Tatiana Prikazchikova do Museu de Stalingrado, nem Hitler nem Stalin suspeitavam que essa cidade seria crucial para decidir o destino da guerra.

Stalin pensou que Hitler optaria por lançar no verão de 1942 uma nova ofensiva sobre Moscou, mas os alemães renunciaram à capital russa e decidiram assumir o controle do Cáucaso para cortar as provisões de combustível ao Exército vermelho.

Como consequência, a cidade de pouco mais de meio milhão de habitantes praticamente acabou devido aos bombardeios alemães e combates em suas ruas que tiveram saldo de mais de 2 milhões de mortos entre soldados soviéticos e alemães.

Além de ser uma das batalhas mais sangrentas da história da humanidade, os historiadores opinam que Stalingrado mudou o rumo da disputa mundial, já que os soviéticos demonstraram ao mundo que o poderoso exército alemão não era invencível.

Stalingrado representou o começo da longa contra-ofensiva soviética que levaria à expulsão dos invasores nazistas e culminaria na captura de Berlim em maio de 1945.

No véspera do aniversário, as autoridades de Volgogrado voltaram a decidir, como todos os anos, recuperar o nome de Stalingrado, apesar da controvérsia gerada por eesta medida.

EFE   
Compartilhar
Publicidade