PUBLICIDADE

Ásia

Rússia faz lista com políticos proibidos de entrar no país

Lista negra russa tem 89 pessoas e é formada, em grande parte, por políticos de países que criticaram a anexação da Crimeia

30 mai 2015 - 13h20
(atualizado às 17h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Rússia elaborou lista com 89 pessoas que estão proibidas de entrar no país
Rússia elaborou lista com 89 pessoas que estão proibidas de entrar no país
Foto: Kirill Kudryavtsev / Reuters

A Rússia entregou neste sábado à embaixada da União Europeia (UE) em Moscou uma lista com os nomes das 89 pessoas que estão proibidas de entrar no país, o que causou um grande mal-estar diplomático no continente europeu. Um porta-voz da representação diplomática da UE confirmou a entrega à agência oficial RIA Novosti e acrescentou que o Ministério das Relações Exteriores da Rússia não explicou os motivos pelos quais as pessoas foram incluídas na relação.

A Comissão Europeia informou ontem sobre a existência de uma lista negra de personalidades da comunidade europeia que já estão proibidas de entrar em território russo.

Siga Terra Notícias no Twitter

De acordo com a imprensa europeia, figuram entre os nomes o ex-primeiro-ministro da Bélgica, Guy Verhofstadt, e os eurodeputados da Bélgica, Mark Demesmaeker, e da Holanda, Hans van Baalen. Outros que estão na relação são o ex-vice-primeiro ministro do Reino Unido, Nick Clegg, e o filósofo francês Bernard-Henry Levy.

A listra negra russa é formada, em grande parte, por políticos dos três países bálticos - Lituânia, Letônia e Estônia - e da Polônia, os principais críticos da anexação da Crimeia e da ingerência russa no conflito da Ucrânia.

O escândalo foi revelado na sexta-feira, quando a Rússia impediu a entrada de Verhofstadt no país. O belga é atual líder do grupo dos liberais no parlamento Europeu.

Sobre a lista, um porta-voz da União Europeia afirmou neste sábado que a medida é "totalmente arbitrária e sem justificativa". "A lista, de 89 nomes, foi divulgada por autoridades russas. Não temos nenhuma informação sobre a base legal, os critérios e o processo que levou a esta decisão", completou.

O presidente do parlamento Europeu, Martin Schulz, afirmou hoje que pedirá explicações ao embaixador da Rússia na UE sobre o caso. Schulz disse que a lista é "inaceitável" e será interpretada como uma "represália" contra as sanções adotadas a cidadãos russos e ucranianos pró-Rússia, como o congelamento de ativos bancários e rejeição de vistos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade