PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Ásia

Rússia convida Defesa turca para conversar sobre incidente com aviões russos

6 out 2015 - 11h26
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério de Defesa da Rússia convidou nesta terça-feira representantes militares turcos para irem a Moscou para evitarem novos incidentes como os ocorridos neste fim de semana, quando dois aviões russos invadiram o espaço aéreo da Turquia.

"Nos alegraremos de receber em Moscou representantes do Ministério da Defesa da Turquia para evitarmos mal-entendidos durante a operação militar da aviação russa na Síria", disse hoje aos jornalistas o vice-ministro de Defesa russo, Anatoli Antonov.

Tanto Otan, à qual a Turquia pertence, como o próprio governo turco informaram que dias 3 e 4 de outubro aviões militares russos entraram brevemente no espaço aéreo turco.

A Rússia reconheceu ontem um dos incidentes, o de sábado, e o atribuiu às más condições meteorológicas.

O porta-voz de Defesa para a operação russa na Síria, Igor Konashenkov, explicou que a base aérea de Jmeimim, da aviação russa, fica a cerca de 30 quilômetros da fronteira sírio-turca e que, em algumas condições meteorológicas, a aterrissagem deve ser feita a partir dessa área.

Em todo caso, acrescentou o general, o comando da aviação russa na Síria "tomou todas as medidas pertinentes para evitar estes incidentes daqui em diante".

Em outros dois incidentes, no domingo e ontem, aviões Mig 29, de fabricação russa, mas de nacionalidade não determinada, assediaram com seus radares de disparo aviões turcos, segundo Ancara.

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, advertiu hoje que estes incidentes podem pôr fim às "boas relações" entre os dois países e voltou a pedir o apoio da comunidade internacional para estabelecer uma área de exclusão aérea no norte da Síria.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade