PUBLICIDADE

Ásia

Revelações de TV alemã mostram ligação de ministro russo com casos de doping

8 jun 2016 - 17h16
Compartilhar
Exibir comentários

Novas revelações feitas pela televisão pública alemã "ARD" apontam que o ministro do Esporte da Rússia, Vitaly Mutko, encobriu pelo menos um caso de doping no escândalo que envolve o atletismo do país e que incidem em um suposto programa dirigido pelo governo.

Segundo a emissora, essas sérias de revelações comprometem a participação da delegação russa nos Jogos Olímpicos do Rio. Mutko interveio diretamente para que o resultado de um atleta que deu positivo não fosse publicado.

A rede de televisão se referiu a uma troca de e-mails entre o Ministério do Esporte e o responsável dos controles de doping, que levam as iniciais VL, que se correspondem aos nomes do ministro Vitaly Leontiyevich.

O caso envolve um jogador que atua no Campeonato Russo, que testou positivo para a substância proibida Hexarelin em um teste realizado em agosto de 2014.

Segundo a "ARD", os resultados das análises nunca foram divulgados, e o atleta também não foi suspenso.

Mutko é membro do Conselho Executivo da Fifa e presidente do Comitê Organizador da Copa de 2018, que será realizada na Rússia.

Estas revelações coincidem com os preparativos da Rússia para a estreia na Eurocopa, no próximo sábado, em Marselha, contra a Inglaterra. A expectativa é que Mutko esteja no estádio Vélodrome para assistir ao jogo.

O documentário também se refere a uma assessora do ministro que também era encarregada de encobrir os casos de doping e que sistematicamente interferia no trabalho dos responsáveis pelo controles de dopagem.

A funcionária também estaria relacionada a supostos pagamentos de propina a funcionários da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) para tentar manter em segredo os resultados dos atletas russos que deram positivo.

A IAAF deve decidir no próximo dia 17 se punirá a Federação Russa, que poderá até ficar de fora dos Jogos Olímpicos.

O programa faz parte da série de documentários da "ARD" iniciada em dezembro de 2014 sobre a existência, na Rússia, de um sistema de doping semelhante ao da extinta Alemanha Oriental.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade