PUBLICIDADE

Ásia

Resultados oficiais confirmam vitória de Hun Sen no Camboja

12 ago 2013 - 02h52
(atualizado às 03h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O Comitê Eleitoral do Camboja confirmou nesta segunda-feira a vitória do Partido do Povo do Camboja (PPC), liderado pelo atual primeiro-ministro, Hun Sen, nas eleições gerais realizadas há três semanas.

Segundo o relatório, publicado pela televisão e rádio estatais, o PPC ganhou as votações em 19 das 24 províncias cambojanas, enquanto as outras cinco regiões preferiram o opositor Partido para o Resgate Nacional do Camboja (PRNC). O partido liderado por Hun Sen recebeu 3.235.969 votos em todo o país frente aos 2.946.176 da oposição.

No entanto, o organismo eleitoral não anunciou as cadeiras no Parlamento do Camboja conseguidas pelos grupos políticos, embora os resultados preliminares publicados pelo ministro da Informação, Khieu Kanharith, deem 68 assentos ao PPC contra 55 do PRNC.

O Camboja tem sido governado pelo PPC, em coalizão ou sozinho, desde o restabelecimento da democracia em 1993, através de um plano auspiciado pela ONU para tirar o país asiático de décadas de guerra civil.

O atual primeiro-ministro, Hun Sen, está no cargo ininterruptamente desde 1985, quando foi investido com o beneplácito do Exército vietnamita que libertou o país do Khmer Vermelho de Pol Pot.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade