PUBLICIDADE

Ásia

Réplica de 6,3 graus atinge província onde fica usina nuclear

15 mar 2011 - 08h07
(atualizado às 09h18)
Compartilhar

Um terremoto de magnitude 6,3 na escala Richter ocorreu nesta terça-feira no litoral de Fukushima (nordeste do Japão), província onde se encontra a usina nuclear em que foi confirmado o escape de radiação.

A Agência Meteorológica japonesa informou que o tremor, réplica do grande terremoto de sexta-feira passada, ocorreu às 18h50 local (6h50 de Brasília), tendo epicentro no litoral, a 10 km de profundidade.

Fukushima abriga a usina nuclear onde foram detectada fuga de material radioativo, o que levou a ampliar o perímetro de segurança de 20 para 30 km ao redor da central. Já houve mais de 200 réplicas desde o grave terremoto de magnitude 8,9 ocorrido na última sexta-feira, no nordeste do Japão.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 2,7 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso,s prejuízos já passam dos US$ 170 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade