PUBLICIDADE

Ásia

Reivindicação chinesa no Mar do Sul da China traz à tona nova realidade, dizem EUA

28 mai 2015 - 19h11
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, no mais recente desafio de Washington contra a reivindicação chinesa de território no Mar do Sul da China, disse que a escala das atividades de Pequim, e não dos EUA, estava alterando o status quo na região.

Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, concede entrevista coletiva no Pentágono, em Washington. 07/05/2015
Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, concede entrevista coletiva no Pentágono, em Washington. 07/05/2015
Foto: Yuri Gripas / Reuters

Carter, no início de uma viagem de 10 dias à Ásia, disse a repórteres que os EUA estavam tentando manter uma estrutura compartilhada da segurança regional que levou "prosperidade para todo mundo" nos últimos 70 anos.

"Temos sobrevoado o Mar do Sul da China há anos e anos, e... continuaremos a fazer isso: voar, navegar, operar. Esse não é um fato novo", disse Carter.

"Os novos fatos são a reivindicação (territorial) e a escala com a qual isso está sendo feito, e esse não é um fato norte-americano, é um fato chinês", disse ele.

Os EUA têm publicamente denunciado, nas últimas semanas, a construção chinesa de ilhas nas contestadas Ilhas Spratly.

Carter pediu pelo fim dos trabalhos de reivindicação territorial executados pela China e outros países nesta quarta-feira e por uma paralisação na militarização da disputa territorial.

(Reportagem de David Alexander)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade