PUBLICIDADE

Oriente Médio

Reino Unido retira equipe diplomática do Iêmen

6 ago 2013 - 07h22
(atualizado às 07h50)
Compartilhar
Exibir comentários

O Reino Unido retirou temporariamente todos os funcionários da embaixada no Iêmen, em consequência dos temores por sua segurança, anunciou o porta-voz do Foreign Office, o ministério britânico das Relações Exteriores.

"Por temores crescentes pela segurança, todos os funcionários de nossa embaixada no Iêmen foram temporariamente retirados. A embaixada permanecerá fechada até que os funcionários possam retornar", afirma o porta-voz em um comunicado.

A Grã-Bretanha, assim como outros países ocidentais, fechou no domingo sua representação diplomática em Sanaa após a advertência emitida pelos Estados Unidos sobre a possibilidade de atentados da Al-Qaeda no Oriente Médio e norte da África.

O anúncio britânico acontece poucas horas depois do Departamento de Estado americano ter divulgado uma recomendação para que os funcionários diplomáticos não essenciais e seus cidadãos abandonem o Iêmen "imediatamente".

A decisão americana acontece após o fechamento temporário de mais de 20 representações diplomáticas na África e Oriente Médio. De acordo com comunicações interceptadas pelos serviços de inteligência americanos, o principal líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, ordenou ataques contra alvos americanos.

Nesta terça-feira, um avião não tripulado americano matou quatro supostos membros da Al-Qaeda no Iêmen, mas se ignora se os dois acontecimentos estão relacionados.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade