PUBLICIDADE

Ásia

Reino Unido retira equipe diplomática do Iêmen

6 ago 2013 - 08h22
(atualizado às 08h23)
Compartilhar

O Reino Unido retirou temporariamente todos os funcionários de sua embaixada no Iêmen por questão de segurança, informou nesta terça-feira o Ministério das Relações Exteriores britânico.

Londres adotou a medida depois que os Estados Unidos pediram a seus cidadãos hoje que abandonassem o Iêmen imediatamente devido à grave ameaça de atividades terroristas por parte da Al Qaeda.

O Reino Unido já havia anunciado o fechamento nesta semana de sua legação diplomática no Iêmen, mas decidiu retirar os funcionários devido às "crescentes preocupações de segurança", segundo o Foreign Office.

Em comunicado divulgado hoje, o Ministério das Relações Exteriores aponta que, "devido a crescentes preocupações de segurança, toda a equipe de nossa embaixada no Iêmen foi retirada temporariamente e a embaixada permanecerá fechada até que os funcionários possam voltar".

A decisão responde ao alerta de segurança dos Estados Unidos diante do temor de ataques terroristas da Al Qaeda no Oriente Médio e do norte da África quando se aproxima o fim do Ramadã.

O governo já pediu aos britânicos que estejam no Iêmen que deixem o país por motivos de segurança.

As embaixadas britânicas no Oriente Médio reforçaram também sua vigilância como precaução após o alerta mundial dos Estados Unidos.

Segundo informações publicadas nos EUA, a intercepção de várias mensagens em que o líder da Al Qaeda, Ayman al-Zawahiri, ordenava um ataque foi o que levou à decisão de fechar várias embaixadas americanas.

Zawahiri, que lidera a organização desde a morte de Osama bin Laden em 2011, mencionou os ataques em várias mensagens eletrônicas dirigidos a Nasser Al Wuhayshi, o líder da Al Qaeda na Península Arábica (AQAP), com sede no Iêmen.

EFE   
Compartilhar
Publicidade