PUBLICIDADE

Ásia

Rei do Butão se casa com plebeia em cerimônia suntuosa

13 out 2011 - 03h23
(atualizado às 04h29)
Compartilhar

Milhares de butaneses saíram nesta quinta-feira às ruas da cidade de Punakha para acompanhar os detalhes do casamento de seu rei, Jigme Khesar Wangchuk, com a plebeia Jetsun Pema, que começou nesta manhã.

A cerimônia, transmitida pelo canal oficial butanês BBS, começou às 4h locais (19h de Brasília) com cânticos budistas nessa localidade fortificada, situada a 70 km da capital, Thimphu, e sob um intenso frio.

O rei Wangchuk, 31 anos, saiu quatro horas mais tarde de seu palácio e empreendeu o caminho rumo ao mosteiro de Punakha acompanhado do primeiro-ministro, Jigmi Thinley, e do chefe da Polícia.

Pouco depois, a princesa Pema, 21 anos, chegou ao mosteiro no seio de uma procissão de cerca de 100 pessoas que tocavam tambores e cantavam hinos, e ali acendeu uma lâmpada dourada. A jovem butanesa será coroada rainha na parte final da cerimônia, e depois o novo casal se dirigirá a milhares de butaneses concentrados em um espaço próximo ao palácio de Punakha para celebrar o casamento.

Vestidos com roupas tradicionais, os dois se sentaram em um trono preparado para a ocasião, cercados por monges budistas e cestos de fruta e diante de centenas de convidados, entre eles vários representantes de países da região.

Wangchuck, "quinto dragão" da dinastia de mesmo nome, tinha expressado em maio sua intenção de não convidar as famílias reais estrangeiras, porque queria um "casamento singelo", segundo disse então o chefe de imprensa da Casa Real, Dorji Wangchuck.

O rei foi coroado em novembro de 2008 após a abdicação de seu pai, Jigme Singye Wangchuck. "Jetsun Pema é jovem, cálida, e de bom coração e personalidade. Estas qualidades, junto à sabedoria que chegará com os anos e à experiência, farão dela uma grande servidora da nação", declarou o soberano em maio ao anunciar sua decisão ao Parlamento.

O rei foi coroado em novembro de 2008 após a abdicação de seu pai
O rei foi coroado em novembro de 2008 após a abdicação de seu pai
Foto: AFP
EFE   
Compartilhar
Publicidade