PUBLICIDADE

Ásia

Rebeldes houthis bombardeiam aeroporto de Aden após chegada de avião saudita

23 jul 2015 - 15h26
Compartilhar
Exibir comentários

Os combatentes do grupo rebelde dos houthis lançaram nesta quinta-feira mais de dez projéteis contra o aeroporto da cidade iemenita de Aden depois da aterrissagem de um avião saudita carregado com ajuda humanitária, embora o ataque não tenha causado danos.

Uma fonte de segurança dessa cidade portuária disse à Agência Efe que todos os projéteis, presumivelmente do tipo Katyusha, caíram fora do aeroporto e alguns deles no mar.

Além disso, acrescentou que os projéteis foram lançados da zona área de Al Jadrá, na província vizinha de Lahesh, que se encontra sob o controle dos xiitas houthis e das forças leais ao ex-presidente Ali Abdullah Saleh.

As fontes detalharam que os rebeldes xiitas "lançaram os foguetes enquanto o avião estava a ponto de decolar para voltar à Arábia Saudita".

Trata-se do segundo avião que aterrissa no aeroporto de Aden, depois que voltou a funcionar após os quatro meses nos quais esteve fechado por causa dos enfrentamentos entre os houthis e as forças leais ao presidente do Iêmen, Abdo Rabbo Mansour Hadi.

O primeiro avião de carga, também saudita, transferiu ontem a Aden armas e ajuda humanitária e médica para as vítimas da guerra.

Na sexta-feira passada, uma delegação do governo iemenita no exílio chegou à cidade portuária com o objetivo de restabelecer nela a sede do Executivo, quando a situação de segurança permitir.

O presidente Hadi e seu gabinete fugiram à Arábia Saudita em meados de março perante o avanço em Aden dos rebeldes xiitas, que tinham tomado anteriormente o controle da capital Sana.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade