PUBLICIDADE

Ásia

Radiação supera limite permitido na usina de Fukushima

12 mar 2011 - 23h57
(atualizado em 13/3/2011 às 00h50)
Compartilhar

O nível de radiação desprendido pela usina nuclear de Fukushima (nordeste do Japão) superou neste domingo o limite legal, segundo anunciou a empresa operadora, Tokyo Electric Power (TEPCO).

O ministro porta-voz do Japão, Yukio Edano, admitiu que aparentemente houve uma fuga radioativa no reator da unidade 1 de Fukushima, de cujas imediações foram evacuadas cerca de 100 mil pessoas.

Neste sábado aconteceu uma explosão nesta mesma planta, embora o governo japonês insista em que não ocorreu em um reator. A TEPCO explicou que a quantidade de radiação emitida na unidade chegou a 882 microsievert por hora, acima do limite recomendado de 500. Edano disse inclusive que em um momento foram alcançados 1.204 microsievert, unidade de medida de exposição a radiações ionizantes.

O reator 3 da mesma central sofre problemas em seu sistema de refrigeração e os responsáveis continuam tentando esfriá-lo, liberando vapor de forma controlada, enchendo de água do mar e ácido bórico o recipiente primário de contenção.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) comunicou no sábado de Viena que a explosão ocorreu fora desse "envoltório" de aço do reator, por isso que o núcleo dele não foi afetado.

Quatro funcionários da TEPCO ficaram feridos na explosão, que derrubou o telhado e as paredes externas do reator, como pôde ser visto pela televisão japonesa.

As autoridades japonesas classificaram a explosão no nível 4 da Escala Internacional Nuclear e de Fatos Radiológicos (Ines), de entre 0 e 7. Isso significa, segundo a rede de televisão NHK, que aconteceu dano no combustível e que houve liberação de quantidades significativas de material radioativo dentro da instalação.

Há quase 12 anos, a mesma classificação foi outorgada ao até agora pior acidente nuclear da história do Japão, ocorrido em 1999 em Tokaimura, quando uma explosão e posterior vazamento em um unidade de processamento de urânio matou dois operários e expôs mais de uma centena de habitantes a altos níveis de radiação.

Edano acrescentou que, até o momento, 22 pessoas foram expostas a radiação em Fukushima, onde foram suspensas as operações da planta depois do terremoto de 8,9 graus de magnitude na escala Richter e posterior tsunami da sexta-feira.

info infográfico temor usina nuclear
info infográfico temor usina nuclear
Foto: Divulgação
EFE   
Compartilhar
Publicidade