PUBLICIDADE

Ásia

Queda de avião militar sobre casas na Indonésia pode ter mais de 100 mortos

30 jun 2015 - 11h24
Compartilhar
Exibir comentários

Mais de 100 pessoas podem ter morrido na queda de um avião militar em uma área residencial pouco após a decolagem no norte da Indonésia nesta terça-feira, possivelmente o acidente com o maior número de vítimas em uma Força Aérea com um grande histórico de quedas.

Forças de segurança examinando os destroços da aeronave C-130 Hercules, na cidade de Medan, na Indonésia.    30/06/2015
Forças de segurança examinando os destroços da aeronave C-130 Hercules, na cidade de Medan, na Indonésia. 30/06/2015
Foto: Roni Bintang / Reuters

“No momento sabemos que havia 113 pessoas (a bordo). Parece não ter havido sobreviventes”, disse o marechal Agus Supriatna à Metro TV na cidade de Medan, na província de Sumatra, acrescentando que alguns dos passageiros eram familiares de membros da Força Aérea.

A queda do avião Hercules C-130, que tinha meio século de uso, deve atrair novamente a atenção para o terrível histórico de acidentes aéreos da Indonésia e seus aviões envelhecidos. Autoridades declararam que a aeronave caiu em uma área povoada. Testemunhas oculares disseram que o avião parece ter explodido pouco antes de despencar sobre casas e um hotel.

Um funcionário de um hospital próximo, que não quis se identificar, afirmou que 55 corpos tinham chegado até aquele momento. Nas primeiras horas após o acidente, as autoridades disseram que só havia 12 tripulantes a bordo.

Uma fumaça negra emanava dos destroços, e a multidão que cercou a área atrapalhou os esforços iniciais das equipes de emergência que correram para o local.

“Estamos usando equipamento pesado, como escavadeiras, para retirar os destroços do avião”, disse Romali, chefe da agência de busca e resgate de Medan. “Ainda estamos retirando corpos dos destroços, e esperamos terminar a operação esta noite”, disse ele à Reuters.

A aeronave Hercules tinha partido de um base da Força Aérea de Medan rumo a Tanjung Pinang, nas Ilhas Riau, na costa de Sumatra. Segundo a mídia local, o piloto havia pedido para voltar à base devido a problemas técnicos.

“Ele sobrevoou algumas vezes, bem baixo”, disse Elfrida Efi, recepcionista do Golden Eleven Hotel. “Vi fogo e fumaça negra. Na terceira vez que passou ele bateu no teto do hotel e explodiu logo em seguida”, contou ela à Reuters por telefone.

(Reportagem adicional de Kanupriya Kapoor, Randy Fabi, Aubrey Belford, Nilufar Rizki e Klara Virencia in Jacarta e de Siva Govindasamy em Cingapura)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade