PUBLICIDADE

Ásia

Pyongyang receberá estrangeiros em lançamento de míssil

29 mar 2012 - 01h16
(atualizado às 01h47)
Compartilhar

Em uma tentativa de amenizar as críticas internacionais, a Coreia do Norte anunciou nesta quinta-feira que receberá especialistas e jornalistas estrangeiros nas instalações desde as quais espera pôr um satélite em órbita em abril.

Os convidados poderão aceder à plataforma de lançamento na província noroeste de Pyongan do Norte para observar o foguete de lançamento e o satélite, segundo um comunicado da agência estatal norte-coreana KCNA recolhido pela sul-coreana Yonhap.

Na nota, a Coreia do Norte antecipou que a imprensa e os especialistas estrangeiros visualizarão o lançamento, previsto para acontecer entre 12 e 16 de abril, desde o centro de controle situado na capital do país, Pyongyang.

Nos primeiros dados técnicos revelados sobre o anunciado lançamento, o regime comunista especificou que o satélite de observação impulsionado por um foguete de longo alcance percorrerá a órbita terrestre a uma altitude de 500 quilômetros durante dois anos. O satélite terá peso de 100 kg e estará equipado com câmeras para observações meteorológicas e prospecção de recursos naturais.

A Coreia do Norte, país caracterizado por seu hermetismo, destacou que a incomum decisão de abrir suas portas a especialistas e jornalistas internacionais tem por objeto mostrar transparência sobre o lançamento, que, segundo o regime, tem fins pacíficos e científicos.

O anúncio feito por Pyongyang, que indicou no último dia 16 sua intenção de pôr em órbita um satélite espacial em um foguete portador, foi duramente censurado pela comunidade internacional, com a Coreia do Sul e os Estados Unidos à frente, ao considerar que na realidade acoberta um teste de mísseis balísticos de longo alcance.

EFE   
Compartilhar
Publicidade