PUBLICIDADE

Ásia

Pyongyang poderia fazer teste com ogiva nuclear para mísseis, segundo Seul

18 abr 2016 - 01h26
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Norte poderia testar uma ogiva nuclear para seus mísseis no próximo teste nuclear subterrâneo, afirmou nesta segunda-feira o Ministério da Defesa sul-coreano, o que representaria um perigoso avanço na capacidade armamentista do regime de Kim Jong-un.

Um porta-voz do Ministério avaliou em entrevista coletiva em Seul que, levando em conta os últimos avanços de Pyongyang em tecnologia de armas nucleares, "existe a possibilidade" que detone uma ogiva nuclear, o qual seria seu quinto teste com este tipo de armamento de destruição em massa.

Embora seja um fato que a Coreia do Norte é capaz de fabricar bombas nucleares se desconhece se possui a tecnologia suficiente para miniaturalizá-las e transformá-las em ogivas para seus mísseis, em cujo caso a ameaça militar para Coreia do Sul e Estados Unidos seria muito maior.

As declarações do porta-voz de Seul aconteceram depois que fontes do governo sul-coreano advertiram que Pyongyang poderia realizar antes de maio seu quinto teste nuclear, após se observar um notável aumento do trânsito de pessoas e veículos na base de Punggye-ri, na região nordeste do país.

Nessa base o país comunista realizou seus testes atômicos anteriores, o último deles em janeiro deste ano.

A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, também afirmou hoje em reunião com seu gabinete que existem sinais que apontam para um próximo teste nuclear no país vizinho.

Park disse que o regime de Kim Jong-un "poderia realizar uma provocação como um modo de superar seu isolamento e consolidar sua unidade interna".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade