PUBLICIDADE

Ásia

Pyongyang acusa Coreia do Sul de aumentar tensão na região

18 jun 2009 - 07h10
(atualizado às 10h05)
Compartilhar

O Governo da Coreia do Norte acusou hoje seu vizinho do Sul de aumentar a tensão na península coreana "mais que nunca", segundo o diário Rodong Sinmun, órgão oficial do Partido dos Trabalhadores norte-coreano.

Exército sul-coreano realiza o lançamento de um foguete durante um exercício contra possíveis ataques norte-coreanos próximo à fronteira entre os dois países
Exército sul-coreano realiza o lançamento de um foguete durante um exercício contra possíveis ataques norte-coreanos próximo à fronteira entre os dois países
Foto: AP

O jornal, citado pela agência sul-coreana Yonhap, qualifica de "manobras calculadas" as recentes visitas das autoridades sul-coreanas para encorajar os soldados na fronteira e critica as manobras militares realizadas por Seul.

Estes movimentos representam outra "grave provocação militar" contra o país comunista e têm como objetivo intensificar a tensão na península, assegura o Rodong Sinmun.

As críticas da Coreia do Norte acontecem dois dias depois de o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e seu colega sul-coreano, Lee Myung-bak, lançarem em Washington uma dura crítica contra o regime de Pyongyang, assegurando que não haverá compensações diante das provocações norte-coreanas.

Hoje, o Ministério da Defesa sul-coreano indicou que um navio do país realizou na terça-feira passada uma série de advertências a um navio militar norte-coreano por ter se aproximado da fronteira marítima entre as duas Coreias no Mar do Leste (Mar do Japão).

A patrulha norte-coreana se retirou após os avisos sem atravessar a divisa conhecida como NLL.

EFE   
Compartilhar
Publicidade