PUBLICIDADE

Ásia

Putin insiste em que "não há tropas russas na Ucrânia"

16 abr 2015 - 08h54
(atualizado às 08h54)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, negou nesta quinta-feira categoricamente que haja tropas russas combatendo na Ucrânia do lado das milícias pró-russas do leste do país.

"Digo direta e claramente: não há tropas russas na Ucrânia", afirmou o presidente ao responder a uma pergunta acerca do assassinato do opositor russo Boris Nemtsov, no dia 27 de fevereiro passado, que, segundo seus partidários, dispunha de dados sobre a presença militar russa na Ucrânia.

O chefe do Kremlin ressaltou que inclusive o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia confirmou este fato.

"De forma direta e pública disse em reunião com seus colegas estrangeiros: não estamos em guerra com o Exército russo", disse Putin.

Tanto o governo ucraniano como o Ocidente acusam a Rússia de participar com ajuda militar e tropas no conflito do leste da Ucrânia.

Putin se mostrou convencido, por outro lado, que uma guerra entre Rússia e Ucrânia é impossível, ao responder à pergunta de uma mulher habitante de uma região fronteiriça com o país vizinho.

"Parto da premissa que é impossível... A senhora pode viver tranquila", assinalou.

Na pergunta sobre se Nemtsov poderia ter sido assassinado por ter informação sobre este assunto, Putin qualificou de "trágico" e "vergonhoso" o assassinato do opositor.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade