PUBLICIDADE

Europa

Putin e Ban Ki-moon se reúnem para abordar conflito sírio

17 mai 2013 - 05h28
(atualizado às 05h50)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, se reúnem nesta sexta-feira em Sochi, um balneário situado às margens do Mar Negro, com uma agenda centrada no conflito sírio.

O encontro entre ambos as autoridades também abordará a situação do Oriente Médio em geral, do norte da África, da península da Coreia e outros assuntos em destaque no quadro internacional, adiantou a Chancelaria russa.

O líder da ONU acredita que a Rússia pode colaborar na solução de diversos conflitos que afetam vários países do Oriente Médio.

"Nas reuniões com os líderes russos tratarei de vários temas que preocupam a todos, incluindo a situação na Síria. (...) Confiamos na administração russa para solucionar um dos problemas mais importantes e urgentes de nosso tempo", declarou Ban à agência russa "Interfax" antes de viajar à Rússia.

A visita de Ban, a sexta como líder da ONU, se produz no meio dos preparativos de uma conferência internacional sobre a Síria, proposta conjuntamente por Moscou e Washington e que espera contar com a participação de todas as partes envolvidas no conflito.

De acordo com uma fonte diplomática russa em Nova York, citada pela agência "Interfax", a conferência sobre a Síria poderia ocorrer nos próximos dias 10 e 12 de junho em Genebra.

Além do encontro com Putin, Ban também se reúne hoje com o ministro russo de Relações Exteriores, Sergei Lavrov.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade