PUBLICIDADE

Ásia

Putin cria bases para luta contra o terrorismo no mar

26 dez 2015 - 11h14
(atualizado às 11h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: EFE

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou neste sábado a criação cinco bases de comando em cidades russas para enfrentar o terrorismo no mar e na plataforma continental do país.

Os portos de Murmansk (mar de Barents), Kaspiysk (mar Cáspio), Petropavlovsk Kamchatski e Yuzhno-Sajalinsk (ambos no Oceano Pacífico) e também Simferopol, a capital da anexada Crimeia (Mar Negro), sediarão as bases de comando operacional, segundo o decreto assinado hoje por Putin e divulgado pela imprensa russa.

As bases deverão organizar e planejar operações antiterroristas "nas águas territoriais, na zona econômica e na plataforma continental da Rússia", assinala o documento.

Também será feito nestas bases o planejamento de operações antiterroristas em outros espaços marítimos "nos quais a Rússia exerce soberania, direitos soberanos e jurisdição", e nas embarcações que navegam sob bandeira russa.

A aviação militar da Rússia, protegida por um reduzido grupo naval, realiza desde o fim de setembro uma operação de apoio aéreo à ofensiva terrestre do exército sírio contra diferentes organizações terroristas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade