PUBLICIDADE

Ásia

Procuradoria russa proíbe realização de Parada do Orgulho Gay

24 mai 2013 - 10h04
(atualizado às 10h13)
Compartilhar
Exibir comentários

A Procuradoria da Rússia enviou nesta sexta-feira uma advertência aos líderes da comunidade homossexual do país contra a realização, no sábado, de uma Parada do Orgulho Gay por não contar com uma autorização oficial.

"A fim de prevenir possíveis violações da lei, a Procuradoria remeteu uma advertência aos organizadores da passeata: Nikolai e Irina Alexeyev", informou o órgão em comunicado.

A nota lembra que a Prefeitura da capital russa rejeitou todas as solicitações para realizar neste final de semana atos públicos em defesa dos direitos das minorias sexuais.

As autoridades moscovitas também negaram a possibilidade dos homossexuais de se manisfetarem nos "Hyde Park" habilitados recentemente pelas autoridades locais para que diferentes grupos expressem livremente suas opiniões.

"Apesar de tudo, na internet se propagam os planos de ignorar a decisão das autoridades e realizar uma Marcha do Orgulho Gay", disse a Procuradoria.

Segundo a imprensa, as autoridades locais querem evitar possíveis enfrentamentos entre os homossexuais e os ultranacionalistas russos, especialmente no sábado, quando muitos estudantes concluem seus estudos de ensino médio.

Os homossexuais celebram em 27 de maio o 20° aniversário da abolição em 1993 da lei do código penal russo que estipulava penas de prisão para as relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade