PUBLICIDADE

Ásia

Presidentes de Taiwan e China marcam encontro histórico

O encontro entre os presidentes será o primeiro desde a revolução comunista de Mao Tse Tung em 1949

3 nov 2015 - 23h50
(atualizado em 4/11/2015 às 11h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Os presidentes da China, Xi Jinping, e de Taiwan, Ma Ying-jeou, se reunirão no próximo sábado (7) em Cingapura, informaram funcionários do governo de Taiwan nesta quarta-feira (4).

Siga Terra Notícias no Twitter

O encontro entre Ma e Xi será o primeiro entre presidentes dos dois países desde o triunfo da revolução comunista de Mao Tse Tung em 1949 sobre o então líder Chiang Kai-shek, que fugiu para Taiwan para estabelecer um governo independente da China.

Xi Jinping e Ma Ying-jeou conversarão sobre a consolidação da paz e a manutenção do estado atual de Taiwan
Xi Jinping e Ma Ying-jeou conversarão sobre a consolidação da paz e a manutenção do estado atual de Taiwan
Foto: EFE

Xi e Ma conversarão sobre a consolidação da paz e a manutenção do status quo de Taiwan, que a China ainda considera como parte de seu território, mas não assinarão acordos ou divulgarão comunicados conjuntos, disse a agência CNA.

A agência de notícias oficial da China, Xinhua, confirmou a reunião em um comunicado no qual disse que o encontro vai acontecer "em nome dos líderes da parte continental e Taiwan", segundo Zhang Zhijung, responsável do Escritório de Taiwan no Conselho de Estado.

Ma e Xi conversarão sobre o desenvolvimento pacífico das relações entre as duas partes, disse Zhang, que acrescentou que foram estabelecidas "regras pragmáticas que estão de acordo com o princípio de uma China, enquanto não forem resolvidas as diferenças políticas" bilaterais.

Em Taiwan, o anúncio da reunião gerou as primeiras queixas da oposição, que é a grande favorita para ganhar as eleições presidenciais de 16 de janeiro.

O porta-voz do Partido Democrata Progressista, Cheng Yun-Peng, disse que o momento escolhido para a reunião do presidente taiwanês com o líder máximo da China é questionável, já que se espera uma mudança na liderança de Taiwan após o pleito de janeiro de 2016.

O secretário-geral da presidência de Taiwan, Tseng Yung-chuan, se reunirá nesta quarta-feira com o presidente do parlamento, Wang Jin-pyng, e os líderes dos diferentes grupos parlamentares para informá-los da visita.

China e Taiwan mantêm uma disputa de soberania desde 1949, quando os comunistas dirigidos por Mao Tsé-tung derrotaram o partido nacionalista Kuomintang liderado por Chiang Kai-shek na guerra civil chinesa e os últimos se refugiaram na ilha.

Desde então, as tensões são periódicas e Pequim não renunciou ao uso da força, caso a ilha proclamasse sua independência formal.

Motorista de ônibus evita suicídio na China:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade