PUBLICIDADE

Ásia

Presidente do Iêmen, Abdo Rabbo Mansour Hadi, chega a Riad, na Arábia Saudita

26 mar 2015 - 14h23
(atualizado às 14h23)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Iêmen, Abdo Rabbo Mansour Hadi, chegou nesta quinta-feira a Riad, onde foi recebido pelo ministro de Defesa da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman bin Abdelaziz.

Hadi estava em paradeiro desconhecido desde o meio-dia de ontem, quando as milícias rebeldes dos houthis avançaram até as portas da cidade de Áden, onde o presidente estabeleceu a sede de seu governo em fevereiro após fugir de Sana, tomada pelos houthis.

Está previsto que Hadi participe depois de amanhã, sábado, da cúpula da Liga Árabe que será realizada na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh.

A nota, que não deu mais informações, se limitou a assegurar que o presidente do Iêmen chegou à base área de Riad, e que foi recebido pelo chefe dos Serviços de Inteligência, Khaled al Hamidan.

A Arábia Saudita está à frente da coalizão de dez países (Kuwait, Catar, Emirados, Bahrein, Egito, Jordânia, Marrocos, Sudão e Paquistão) que lançou ontem à noite uma ofensiva denominada "Tempestade da Firmeza", com o objetivo de conter o avanço das milícias xiitas.

A Arábia Saudita respondeu a um pedido de Hadi, que mantém desde setembro uma queda de braço com os houthis pelo poder.

Os xiitas conseguiram estender sua influência no norte do Iêmen, inclusive tomando o controle da capital, Sana, e conseguiram dominar as províncias de Lahech e Al Dalea, no sul do país, nos últimos dias.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade