PUBLICIDADE

Ásia

Prêmio destaca o trabalho de "Heróis de Fukushima"

7 set 2011 - 08h00
(atualizado às 08h50)
Compartilhar

O grupo conhecido como "Heróis de Fukushima", 230 pessoas que trabalharam na Tokyo Electric Power (TEPCO) em condições extremas para evitar uma catástrofe nuclear na central japonesa de Fukushima Daiichi, foi agraciado nesta quarta-feira com o prêmio Príncipe de Astúrias da Concórdia 2011.

Para o júri, essas pessoas representam os valores mais elevados da condição humana, ao tentarem evitar com seu esforço próprio que o desastre nuclear provocado pelo terremoto e o posterior tsunami de 11 de março multiplicasse seus efeitos.

Os "Heróis de Fukushima" são engenheiros, técnicos, bombeiros, soldados, policiais, voluntários e aposentados que, apesar ao risco que representava para suas vidas a exposição a altos níveis de radiação, se esforçaram para atenuar os danos produzidos na usina nuclear.

Conhecidos no início como os "50 de Fukushima", posteriormente a homenagem foi estendida a mais 180 pessoas que trabalharam em turnos de 50 para esfriar os seis reatores da planta acidentada.

Do total de 800 trabalhadores ativos na central, só os membros deste grupo trabalharam em turnos rotativos, em condições extremas e colocando em risco sério suas vidas para evitar o reaquecimento, a explosão e uma catástrofe nuclear.

Em Fukushima, além de técnicos e operários, voluntários e até mesmo ex-funcionários da central se envolveram na operação.

EFE   
Compartilhar
Publicidade