PUBLICIDADE

Ásia

Premiê japonês pede negociações de alto nível com a China

26 jul 2013 - 07h49
(atualizado às 07h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, pediu nesta sexta-feira a realização de uma cúpula de líderes ou uma reunião de chanceleres entre seu país e a China o mais rápido possível, acrescentando que essas conversas devem acontecer sem precondições.

As relações sino-japonesas, geralmente frágeis, estão fortemente afetadas desde setembro, quando uma disputa territorial envolvendo pequenas ilhas no Mar do Leste da China ganharam força. Preocupações de que o líder conservador japonês busca reinterpretar a história do Japão do período de guerras com um tom de menos pesar aumentou as tensões.

"Acho que deve haver uma reunião de cúpula e também uma reunião de chanceleres o mais rápido possível Acho que esses encontros devem acontecer sem precondições", disse Abe ao ser questionado durante uma conferência acadêmica em Cingapura, a segunda parada de uma viagem que inclui Malásia e Filipinas.

A China reagiu friamente ao pedido japonês, afirmando que o ônus de uma melhor relação com Pequim está com Tóquio.

Mais cedo nesta sexta o Ministério da Defesa do Japão manifestou suas preocupações com a crescente força militar chinesa e sua presença no entorno das ilhas em disputa.

Em seus comentários, Abe também disse que os laços entre as duas maiores economias da Ásia são vitais e que os dois países se beneficiam das relações econômicas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade