PUBLICIDADE

Ásia

Polícia usa gás lacrimogêneo para dispersar manifestação contra estupro em Nova Délhi

22 dez 2012 - 20h10
(atualizado às 20h17)
Compartilhar

A polícia indiana usou gás lacrimogêneo, cassetetes e canhões de água para tentar dispersar o sexto e mais violento dia de protestos contra um estupro coletivo brutal de uma estudante na semana passada.

Milhares de manifestantes, a maioria universitários, se reuniram próximo ao monumento Porta da Índia no coração da capital indiana e se deslocaram em direção ao palácio presidencial.

Os manifestantes furiosos gritavam "Queremos justiça", pedindo mais segurança para as mulheres em todo o país, enquanto a polícia tentava conter a multidão. Alguns cartazes diziam "Enforquem os estupradores agora".

Neste sábado, o ministro do Interior sugeriu que a Índia pode considerar a pena de morte para os estupradores.

Seis homens bêbados estavam em um ônibus quando abordaram a estudante de fisioterapia e o companheiro de 28 anos. Eles violentaram a moça diversas vezes antes de empurrar o homem do veículo em movimento.

Durante o ataque, a vítima sofreu sérios ferimentos intestinais por ter sido agredida com uma barra de ferro.

Cinco suspeitos foram presos depois do crime e o sexto foi pego na sexta-feira.

O crime é o último de uma série de violentos ataques às mulheres na capital e desencadeou pedidos de leis mais rígidas e processos mais rápidos.

Neste sábado, tropas de choque foram chamadas e rotas que levavam ao local da manifestação foram bloqueadas para tentar conter os protestos. Alguns manifestantes arremessavam pedras.

Os choques começaram quando um grupo tentou romper as barricadas policiais e se dirigir ao palácio presidencial.

Cerca de 20 estudantes ficaram feridos no confronto e foram levados a um hospital da capital, segundo a Press Trust of India.

Médicos do hospital onde a vítima, de 23 anos, está sendo tratada disseram que ela estava em estado crítico, mas estável e foi retirada de um respirador.

"Ela está bem melhor que ontem. Ela bebeu goles de água e suco de maça hoje," informou o médico superintendente do Safdarjung Hospital, B.D. Athani.

A vítima é "muito corajosa, positiva e otimista", disse outro médico, Abhilasha Yadav.

Após a intensificação das manifestações após o ataque de domingo passado, o governo pediu calma.

"Esta não é a forma de protestar. Tentar atacar prédios e destruir barricadas não é o caminho para começar um diálogo," disse o ministro R.P.N. Singh à rede de televisão indiana CNN-IBN.

"O governo está fazendo tudo o que pode para tomar medidas e garantir que as mulheres estejam em um país seguro."

O governo declarou na sexta-feira que pressionará para que os agressores da estudante sejam condenados à prisão perpétua e prometeu maior policiamento, além de pagar as despesas médicas da vítima.

Ravi Shankar Prasad, porta-voz do principal partido de oposição nacional, o Bharatiya Janata (BJP), disse que Nova Délhi "está se tornando a capital do estupro" da Índia.

O número de casos de estupro em Nova Délhi aumentou 17%, a 661, em um ano, de acordo com dados do governo, a cifra mais alta em comparação a outras cidades indianas.

Especialistas dizem que uma combinação de comportamento sexual abusivo, pouco temor da lei e um sistema judicial obsoleto encorajam tais ataques na cidade de 19 milhões de pessoas.

A líder do opositor BJP, Sushma Swaraj, solicitou que os estupradores recebam pena de morte.

O ministro do Interior, Sushil Kumar Shinde, disse que o governo avaliaria a "pena máxima nos mais raro do raros entre os casos de estupro", se referindo à pena de morte.

A pena máxima atual para o estupro é a prisão perpétua e "a pena de morte terá que ser discutida em detalhes", disse Shindle em coletiva de imprensa neste sábado.

A Índia executou apenas duas pessoas desde 2004.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade