PUBLICIDADE

Ásia

Policia paquistanesa apreende 100 t de explosivos com insurgentes

21 ago 2013 - 04h10
(atualizado às 04h11)
Compartilhar
Exibir comentários

As forças de segurança do Paquistão apreenderam 100 toneladas de explosivos e detiveram 12 supostos integrantes de um grupo insurgente na cidade de Quetta, no oeste do país, afirmaram nesta quarta-feira fontes policiais à Agência Efe.

Forças policiais de Quetta, cidade com o maior índice de ataques terroristas do país asiático, realizaram uma série de operações entre segunda e terça-feira na região de Saryab Link, onde encontraram quatro armazéns com materiais usados em atentados.

"Na segunda, encontraram 30 toneladas (de explosivos) em três armazéns e, ontem, encontraram mais 70 toneladas", declarou o agente Wasid Jan, da Polícia de fronteiras, um dos corpos encarregado pela segurança na volátil Quetta.

Entre o material confiscado há toneladas de produtos químicos para a confecção de explosivos, detonadores e estilhaços, "como os utilizados em recentes atentados contra a comunidade xiita de Quetta", detalhou Jan.

Os atentados em Quetta, somente neste ano, já causaram a morte de centenas de pessoas, grande parte da minoria xiita. Entre janeiro e fevereiro, dois atentados idênticos mataram 200 pessoas desse vertente islâmica.

A violência no Baluchistão, cuja capital é Quetta, tem diversos origens, já que a província é marcada pela atuação de facções jihadistas, grupos armados nacionalistas e, especialmente, organizações sectárias que têm como objetivo erradicar os xiitas do Paquistão.

Analistas locais consideram que parte do aparelho de segurança estatal viu com bons olhos a proliferação de grupos radicais de origem sectária no Baluchistão, já que, segundo ele, essa ação impede a dominação da corrente nacionalista na região.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade