PUBLICIDADE

Ásia

Polícia chinesa mata quatro após ataques no oeste do país

31 jul 2011 - 10h15
(atualizado às 11h06)
Compartilhar

A polícia matou quatro pessoas no extremo oeste da China neste domingo depois que outras três, incluindo um policial, foram mortos no último de uma série de ataques na região este mês, afirmou a agência de notícias estatal Xinhua.

Quatro suspeitos foram detidos e outros quatro estavam sendo buscados no último episódio de violência em Kashgar, região há tempos dominada por sentimento anti-chinês por parte da população nativa Uighur.

Fontes locais haviam dito mais cedo que três pessoas haviam morrido no domingo em uma explosão, mas testemunhas afirmaram que os três foram mortos por atacantes, segundo a Xinhua. Dez pessoas, incluindo pedestres e polícia, ficaram feridas.

A violência veio cerca de 16 horas após duas explosões terem sido reportadas em Kashgar e oito pessoas terem sido mortas em um ataque à faca na cidade de Silk Road, na região de Xinjiang. Um grupo de exilados Uighur da região afirmou que o governo havia imposto a lei marcial em Kashgar e centenas de pessoas haviam sido detidas.

Xinjiang tem estratégia vital para a China e Pequim não mostrou ainda nenhum sinal de que pretende reduzir o controle sobre o território, que representa um sexto do território chinês, tem reservatórios de petróleo e gás e fronteiras com o Afeganistão, Paquistão, Índia e Ásia Central.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade