PUBLICIDADE

Ásia

Tufão Soudelor mata 17 e desaloja 671 mil pessoas na China

Entre os mortos em Taiwan está uma menina de 8 anos e sua mãe

10 ago 2015 - 11h23
(atualizado às 17h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O mais potente tufão de 2015 no planeta, Soudelor, que no final de semana causou a morte de 17 pessoas e desalojou mais de 670 mil pessoas no sudeste da China, também deixou sete mortos, 400 feridos e cinco desaparecidos em Taiwan.

O Soudelor, que segundo as previsões meteorológicas será o tufão mais potente neste ano no mundo todo, chegou ao litoral de Taiwan na sexta-feira e à vizinha China no sábado.
O Soudelor, que segundo as previsões meteorológicas será o tufão mais potente neste ano no mundo todo, chegou ao litoral de Taiwan na sexta-feira e à vizinha China no sábado.
Foto: EFE

Segundo a agência oficial chinesa "Xinhua", a zona mais afetada pelas fortes chuvas foram os arredores da cidade de Wenzhou, na província litorânea sudeste de Zhejiang, onde um deslizamento de terras deixou 12 mortos e quatro desaparecidos em zonas rurais próximas à cidade.

As outros duas mortes ocorreram na próxima cidade de Lishui, enquanto calcula-se que o tufão afetou mais de dois milhões e meio de pessoas em Zhejiang e nas vizinhas províncias de Fujian e Anhui, as que mais sofreram as consequências deste fenômeno meteorológico.

Siga Terra Notícias no Twitter

Por enquanto, não há informações sobre onde morreram as outras três vítimas.

Mais três milhões de pessoas e 110 mil hectares de cultivos foram afetados, enquanto 1,5 mil casas ficaram destruídas nas três províncias por inundações ou deslizamentos de terra, causando perdas avaliadas em mais de US$ 1,4 bilhão, segundo números provisórios.

Em Fujian, província vizinha à ilha de Taiwan, o Soudelor obrigou o fechamento de três aeroportos provinciais, o que afetou 530 voos e deixou milhares de viajantes na mão, enquanto cerca de três milhões de pessoas ficaram no sábado sem abastecimento elétrico, embora este foi tenha sido restaurado no domingo.

Entre os mortos em Taiwan durante o fim de semana está uma menina de 8 anos e sua mãe, que foram arrastadas pela correnteza quando brincavam em uma praia da zona de Yilan, no leste da ilha taiuanesa.

Os fortes ventos e chuvas provocaram na ilha a queda de várias árvores, semáforos e postes elétricos, deixando sem luz cerca de 3,27 milhões de famílias, o maior número de afetados por este tipo de desastres meteorológicos na história de Taiwan.

O tufão forçou o fechamento de escolas, escritórios e shoppings, assim como o cancelamento dos serviços ferroviários e de todos os aeroportos, embora na ilha o tufão se degradou em tempestade tropical e as zonas afetadas vão recuperando pouco a pouco a normalidade.

O tufão atravessou as Ilhas Marianas do Norte há uma semana, causando grandes danos materiais, embora não tenham sido reportadas vítimas mortais nessas ilhas do Pacífico.

Tufão Soudelor abala China e é o mais potente do ano:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade