PUBLICIDADE

Ásia

Pesqueiro chinês capturado pela Coreia do Norte é libertado

21 mai 2013 - 01h43
(atualizado às 01h46)
Compartilhar
Exibir comentários

O pesqueiro chinês, que contava com 16 tripulantes e foi capturado pela Coreia do Norte, foi libertado após a intervenção das autoridades chinesas, informou nesta terça-feira a imprensa oficial do país asiático, que citaram um funcionário diplomático em Pyongyang.

Segundo a fonte, citada pela agência oficial de notícias Xinhua, o proprietário do navio "Liaoning Generic Fishing Number 25222", Xu Xuejun, "confirmou que todos os pescadores da embarcação estão sãos e salvos".

No entanto, o funcionário diplomático ressaltou que o governo da Coreia do Norte ainda não confirmou a libertação do navio pesqueiro de maneira oficial.

De acordo com a imprensa chinesa, o pesqueiro foi sequestrado no último dia 5 de maio, quando trafegava em águas de Dalian, no nordeste da China.

Posteriormente, uma embarcação norte-coreana capturou o pesqueiro e conduziu o mesmo às águas de seu país. Na ocasião, os sequestradores exigiam US$ 97.740 pelo resgate.

A embaixada chinesa em Pyongyang se inteirou do sequestro na última sexta-feira, quando Yu, após ter recebido oito chamadas ameaçadoras, resolveu pedir ajuda.

"Não posso pagar a recompensa. O que mais me preocupa é a segurança dos 16 membros da tripulação", declarou o proprietário do navio, que, na ocasião, ressaltou que os pescadores só tinham mantimentos para 20 dias.

O cônsul chinês, Jiang Yaxian, da embaixada chinesa na Coreia do Norte, afirmou que entrou em contato com representantes do Escritório de Assuntos Consulares de Pyongyang para exigir a libertação do navio pesqueiro.

O incidente complicou ainda mais as delicadas relações bilaterais entre Coreia do Norte e seu principal aliado. Isso porque, Pequim deu sinais de frustração perante as ameaças do regime de Pyongyang nos últimos meses, além de criticas ao seu programa nuclear.

Assim, no início deste mês, o Banco da China anunciou a ruptura de seus laços com um dos principais bancos norte-coreanos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade