PUBLICIDADE

Ásia

Pequim vai aplicar medidas de combate à poluição em casos de emergência

23 out 2013 - 05h32
(atualizado às 05h33)
Compartilhar
Exibir comentários

A Prefeitura de Pequim vai colocar em uso medidas de emergência contra a poluição, como o fechamento de fábricas e limites à circulação de veículos, quando a contaminação atmosférica em níveis perigosos para a saúde durar por mais de três dias consecutivos.

A imprensa local publicou nesta quarta-feira que será estabelecido um rodízio na circulação de automóveis, de acordo com o último número da placa, pois está previsto que a concentração de partículas PM 2,5 - as mais perigosas para a saúde - superem os 300 microgramas por metro cúbico de ar durante três dias.

Quando a poluição atingir níveis prejudiciais à saúde, o "alerta vermelho", também serão suspensas as aulas nas escolas, assim como as operações de algumas fábricas.

Os cidadãos serão alertados sobre os níveis de poluição para que se protejam e tomem medidas para reduzir as emissões, afirmaram as autoridades municipais.

O subdiretor do Escritório de Proteção Ambiental da cidade, Fang Li, citado pela imprensa local, disse que vai fazer o possível para emitir os alertas de emergência com até 24 horas de antecedência.

O subdiretor da Comissão de Transportes de Pequim, Fang Ping, afirmou que, diante da previsão de um aumento na restrição à circulação de veículos particulares, o número de usuários do transporte público deverá aumentar em 2 milhões de pessoas. Com isso, o horário de funcionamento será ampliado em trinta minutos e a frequência na saída de ônibus e trens do metrô será maior.

A China, a segunda maior economia do mundo e país onde estão algumas das cidades mais poluídas do mundo, anunciou no mês de julho investimentos de US$ 277 bilhões para combater a poluição.

Os danos ao meio ambiente são uma das grandes preocupações da população chinesa, onde 76,1% das principais cidades registraram níveis de contaminação atmosférica acima do considerado seguro de acordo com os padrões chineses no ano passado.

O uso de carvão como principal fonte de energia nacional e o descaso com o meio ambiente, que perdurou por décadas no país, são algumas das principais causas da poluição ambiental que afeta o país.

Desde o último domingo, por exemplo, o nordeste da China registra altos níveis de contaminação atmosférica, uma vez que estão em funcionamento as calefações comunitárias, que utilizam o carvão como combustível.

O nível de poluição obrigou o fechamento de escolas, estradas e aeroportos em grandes cidades da região como Harbin e Changchun.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade