PUBLICIDADE

Ásia

Ao menos 115 crianças morreram em 1 mês de conflito no Iêmen

Bombardeios de coalizão militar árabe, liderada pela Arábia Saudita, contra os rebeldes houthis começou em março

24 abr 2015 - 11h32
(atualizado às 14h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Conflitos no Iêmen já deixaram centenas de mortos em um mês de bombardeios
Conflitos no Iêmen já deixaram centenas de mortos em um mês de bombardeios
Foto: Anees Mahyoub / Reuters

Pelo menos 115 crianças morreram em um mês de conflito armado no Iêmen enquanto outros 172 sofreram amputações, disse nesta sexta-feira a Unicef, a agência da ONU especializada na proteção infantil.

Trata-se das vítimas registradas desde 26 de março, quando começaram os bombardeios sobre o Iêmen de uma coalizão militar árabe, liderada pela Arábia Saudita, contra os rebeldes houthis.

Siga o Terra Notícias no Twitter

A Unicef esclareceu que os números citados são "conservadores" e que, entre as vítimas mortais, 64 crianças morreram por bombardeios aéreos, 26 por destroços de artefatos explosivos e minas, e 19 por tiroteios.

Rebeldes xiitas morrem em atentados no Iêmen:

"Há centenas de milhares de crianças no Iêmen que vivem em circunstâncias mais perigosas, muitas despertando no meio da noite com o som de bombas e tiroteios", indicou o representante da Unicef no Iêmen, Julien Harneis, em comunicado.

Além disso, no último mês pelo menos 140 crianças foram recrutadas por grupos armados nesse país, 23 hospitais foram atacados e 30 escolas ficaram danificados ou foram ocupadas.

Coalizão reduz ritmo de avanço dos rebeldes no Iêmen:

"Quando o conflito entra em sua quinta semana, as crianças seguem sendo os mais vulneráveis. São necessárias medidas urgentes para terminar com as graves violações contra si", apontou o porta-voz da Unicef em Genebra, Christophe Boulierac.

Boulierac acrescentou que "todas as partes devem conter os ataques contra infraestruturas civis, incluídas instalações médicas e educativas".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade