1 evento ao vivo

Patriarca grego ortodoxo de Antioquia morre aos 91 anos

5 dez 2012
09h10
atualizado às 14h47

O patriarca grego ortodoxo de Antioquia e Oriente, o monsenhor Ignacio IV Hazim, morreu nesta quarta-feira aos 91 anos no hospital de sua comunidade em Beirute, no qual foi internado ontem após sofrer um infarto cerebral, informou a imprensa local.

Ignacio IV Hazim morreu nesta quarta-feira aos 91 anos
Ignacio IV Hazim morreu nesta quarta-feira aos 91 anos
Foto: Kelson Spalato Marques / vc repórter

O religioso, cujo nome de registro era Habib Hazim, nasceu em 1921 no povoado sírio de Mhardey, próximo a Hama, no seio de uma família ortodoxa árabe.

Após estudar em Hama, se transferiu a Beirute, onde estudou Literatura, antes de se incorporar à Igreja ortodoxa do Líbano.

Ignacio IV foi um dos fundadores da Organização da Juventude Ortodoxa e se transformou em um membro da convenção sagrada dos patriarcas ortodoxos em 1961.

Dez anos mais tarde, Ignacio IV foi nomeado bispo metropolitano ortodoxo na cidade síria de Latakia e, em 1979, se tornou patriarca de Antioquia sob o nome de Ignacio IV.

A Igreja grega ortodoxa de Antioquia e Oriente foi fundada pela comunidade cristã estabelecida em Antioquia, situada na atual Turquia, pelos apóstolos Pedro e Pablo, segundo a tradição cristã.

EFE

Colaborou com esta notícia o internauta Kelson Spalato Marques, de Beirute, no Líbano, que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter

compartilhe

publicidade