PUBLICIDADE

Ásia

Passagem de tufão pela China deixa 9 mortos e 4 desaparecidos

17 ago 2013 - 07h28
(atualizado às 07h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Pessoas carregam pertences em rua alagada de Maoming, na província de Guangzhou, na quinta-feira
Pessoas carregam pertences em rua alagada de Maoming, na província de Guangzhou, na quinta-feira
Foto: Reuters

Pelo menos nove pessoas morreram e outras quatro seguem desaparecidas após a passagem do tufão Utor pela China, o qual castiga as províncias de Cantão e Guangxi - ambas no sul do país - desde a última quarta-feira com fortes chuva e ventos, informou neste sábado a agência oficial Xinhua.

As últimas vítimas são três pessoas que ficaram soterradas após dois deslizamentos de terra registrados nesta madrugada, cujos corpos foram resgatados no início da tarde, informaram as autoridades locais, que apontou as fortes chuvas como causa dos desabamentos.

No total, cinco das nove vítimas foram registradas em Guangxi, enquanto as outras quatro, junto aos outros quatro desaparecidos, são cidadãos da província de Cantão, onde o Utor tocou terra na tarde da última quarta.

As autoridades calculam que a tempestade de vento tenha afetado mais de 2,5 milhões de pessoas, das quais 321,5 mil foram evacuadas, especialmente na cidade de Maoming, situada em Cantão, uma das mais afetadas pelo tufão.

As fortes chuvas e as posteriores inundações destruíram quase 4 mil casas nas províncias de Cantão e Guangxi, onde, já com menos intensidade, os efeitos do tufão se prolongarão nos próximos dois dias.

O Utor, o 11º tufão que afeta à China neste ano, causou pelo menos sete mortes e deixou quatro desaparecidos nas Filipinas. Segundo as autoridades provinciais, somente na província de Guangxi, as perdas econômicas pela passagem da tempestade chegam a US$ 18,2 milhões.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade