PUBLICIDADE

Ásia

Passagem de tufão deixa um morto e 5 desaparecidos na China

15 ago 2013 - 06h22
(atualizado às 07h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos uma pessoa morreu e outras cinco se encontram desaparecidas após a passagem do tufão Utor pela China, o qual tocou em terra ontem na província de Cantão, no sul do país, acompanhado de fortes ventos e fortes chuvas, segundo a agência oficial Xinhua. Tanto a vítima como os desaparecidos são da cidade de Maoming, uma das mais afetadas pelas tempestades, onde vários rios transbordaram e causaram devastadoras inundações.

Nesta mesma cidade, as autoridades locais já tinham evacuado mais de 88 mil residentes antes da chega do Utor, especialmente aqueles cidadãos que vivem em embarcações, refúgios improvisados ou outras estruturas instáveis.

Nas comarcas de Zhanjiang e Wuchuan, situadas na mesma província, várias aldeias ficaram inundadas depois que a água ultrapassasse os diques de contenção do rio Quehua, embora não tenham registrado vítimas.

O tufão Utor, o 11º que afeta à China neste ano, causou pelo menos sete mortes e deixou quatro pessoas desaparecidas nas Filipinas. Segundo as autoridades meteorológicas chinesas, a tempestade de vento tocou terra ontem às 15h30 locais no oeste de Cantão, com ventos de mais de 150 km/h e fortes chuvas.

Já com menos força, o Utor avançou durante esta noite até a região autônoma de Guangxi, e espera-se que seus efeitos se prolonguem durante os próximos quatro dias na região.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade