PUBLICIDADE

Ásia

Passa de mil nº de mortos por terremoto na Indonésia

1 out 2009 - 13h59
(atualizado às 15h43)
Compartilhar

O número de mortes na Ilha de Sumatra, no oeste da Indonésia, por conta do terremoto de magnitude 7,6 na escala Richter que atingiu a região, chegou a 1,1 mil, segundo John Holmes, chefe da ajuda humanitária da ONU.

Moradores caminham por rua devastada na região de Padang
Moradores caminham por rua devastada na região de Padang
Foto: AP

Holmes acrescentou que outras centenas de pessoas ficaram feridas e que os números devem aumentar ainda mais. "Os últimos números que temos sugerem que o número de mortos subiu e já está em 1,1 mil. Obviamente, há muitas centenas de pessoas feridas também e temo que estes números aumentem à medida que sejam disponibilizadas mais informações", afirmou.

Holmes disse ainda que uma equipe de avaliação vai chegar a região nesta sexta-feira, e as autoridades da ONU decidirão se vão lançar um apelo de emergência ou aceitar o dinheiro do Fundo Central de Emergência da organização.

As equipes de resgate estão trabalhando durante a noite para encontrar sobreviventes nos escombros das centenas de prédios que desmoronaram.

Buscas

O terremoto de quarta-feira atingiu principalmente a cidade de Padang, capital da província de Sumatra Ocidental. Hospitais, escolas e shoppings centers desmoronaram, o fornecimento de energia foi cortado e deslizamentos de terra também foram registrados.

O presidente indonésio Susilo Bambang Yudhoyuono visitou as áreas mais atingidas pelo terremoto. "Peço às equipes de resgate que continuem trabalhando com o claro objetivo de encontrar sobreviventes. Este é um desastre natural, temos que ser fortes para lidar com ele", disse.

Segundo Karishma Vaswani, repórter da BBC em Padang, o aeroporto da cidade se encheu de pessoas de toda a Indonésia que buscam informações sobre parentes e amigos.

Por volta de 8h52 desta quinta-feira (22h52 de quarta-feira, no horário de Brasília), um tremor secundário de 6,6 de magnitude atingiu as proximidades de Padang. Não há ainda informações sobre mortos ou maiores danos.

Resgate

O primeiro terremoto ocorreu à 17h16 de quarta-feira no horário local (7h16 em Brasília), a cerca de 85 km de profundidade debaixo do oceano, ao noroeste de Padang.

O terremoto também destruiu as linhas telefônicas, o que dificulta a comunicação com a região e a avaliação dos danos. O fornecimento de eletricidade foi restaurado em algumas áreas de Padang nesta quinta-feira.

O médico David Lange, da organização de auxílio Surfaid International, afirmou à BBC que um hospital em Padang ficou "completamente destruído" e que os médicos estão tendo que improvisar para ajudar as vítimas do tremor.

"Eles estão tentando operar em um estacionamento, em uma barraca, na lama", disse Lange.

Dificuldades

Bob McKerrow, chefe das operações da Cruz Vermelha na Indonésia, afirmou à BBC que os trabalhos de resgate estão sendo dificultados pela destruição causada pelo tremor. A organização mobilizou 400 pessoas para as operações.

"É uma área muito grande para se trabalhar com uma infraestrutura tão ruim. As estradas e pontes estão todas danificadas, temos um grande desafio à frente."

Soldados e funcionários do Ministério da Saúde também desembarcaram na cidade, mas a falta de maquinário para realizar o resgate de soterrados continua sendo um problema.

Comida, remédios e sacos para embalar corpos também foram enviados, assim como barracas para os desabrigados, informou o Ministério da Saúde.

Falha geológica

O tremor de quarta-feira aconteceu nas proximidades da mesma falha geológica onde ocorreu o tsunami de 2004, que matou 230 mil pessoas em diversos países da região.

Geólogos já alertavam que Padang fica em uma área perigosa e que poderia ser completamente destruída por sua localização. A Província indonésia de Sumatra Ocidental é predominantemente rural, com florestas densas e praias populares entre surfistas.

Na terça-feira, uma série de tsunamis provocada por um outro tremor matou mais de cem pessoas na região do Arquipélago de Samoa, no Oceano Pacífico sul.

Segundo autoridades de Samoa (um país independente), aldeias inteiras foram destruídas e milhares de pessoas ficaram desabrigadas na Samoa Americana (território dos Estados Unidos).

O tremor de magnitude de 8,3 na escala Richter ocorreu por volta de 7h40 da manhã desta quarta-feira, no horário local (15h40 de terça-feira em Brasília), criando ondas de 4,5 m de altura em várias áreas da região ao redor das ilhas.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade