PUBLICIDADE

Ásia

Parlamento da Coreia do Norte designa Pak Pong-ju como primeiro-ministro

1 abr 2013 - 09h28
(atualizado às 09h31)
Compartilhar

A Assembleia Popular Suprema (Parlamento) da Coreia do Norte designou nesta segunda-feira, em uma sessão plenária, Pak Pong-ju como novo chefe do Governo, líder que já ocupou este cargo entre 2003 e 2007, informou a agência estatal "KCNA".

Pak, de 74 anos, é um especialista em economia que após o primeiro mandato, desapareceu da esfera pública norte-coreana durante três anos para retornar em 2010.

Na Assembleia Popular Suprema do país, que apenas reúne-se uma ou duas vezes por ano, os parlamentares norte-coreanos confirmaram a estratégia nacional anunciada ontem pelo líder, Kim Jong-un, de potencializar o crescimento econômico e impulsionar o desenvolvimento de armas nucleares.

Os meios de imprensa norte-coreanos informaram também a nomeação como ministro de Segurança de Choi Bu-il, homem de confiança de Kim Jong-un, em um movimento que indica a determinação do jovem líder de seguir consolidando sua liderança.

Embora a nomeação de Choi à frente do Ministério encarregado dos serviços nacionais de segurança da Coreia do Norte tenha acontecido em fevereiro, não foi revelada até hoje pelo jornal "Rodong", habitual porta-voz do regime norte-coreano.

A Assembleia Popular Suprema da Coreia do Norte é celebrada em meio a uma forte tensão na Península da Coreia, após as incessantes e quase diárias ameaças do regime norte-coreano contra Seul e Washington.

Durante os últimos dias, a Coreia do Norte anunciou que entrava em "estado de guerra" contra Seul e que apostará em ampliar sua arsenal de armas nucleares.

Por sua vez, a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, prometeu hoje uma "dura resposta" a um eventual ataque norte-coreano, enquanto os EUA anunciaram o envio de aviões de combate para Coreia da Sul, que participarão de manobras militares anuais conjuntas de ambos os países, em curso até finais de abril.

EFE   
Compartilhar
Publicidade