PUBLICIDADE

Ásia

Imprensa da China diz que violência em Xinjiang é terrorismo

1 jul 2013 - 06h37
(atualizado às 07h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Os confrontos dos últimos dias na província de Xinjiang são o resultado das ações "terroristas" e não de um conflito étnico entre os uigures muçulmanos e os han (a etnia majoritária na China), afirma a imprensa oficial chinesa.

"Vamos adotar medidas reforçadas para reprimir os grupos terroristas", anunciou o jornal China Daily Yu Zhengsheng, membro do comitê permanente do Partido Comunista. Outro jornal oficial, o Global Times, critica a imprensa ocidental por afirmar que os enfrentamentos são étnicos e destaca o "terrorismo violento alimentado pelo Ocidente".

Na semana passada, pelo menos 35 pessoas morreram em confrontos na região. As autoridades mobilizaram durante o fim de semana pelo menos mil integrantes das forças de segurança em Urumqi, a capital de Xinjiang, poucos dias antes de 5 de julho, data de aniversário dos confrontos de 2009 entre hans e uigures, que deixaram oficialmente 197 mortos.

Nas últimas décadas, milhões de chineses da etnia han se mudaram para esta imensa região afastada da Ásia central rica em combustíveis. Mas as duas comunidades vivem em áreas separadas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade