PUBLICIDADE

Ásia

Paquistão recebe primeiro-ministro chinês em visita com acento econômico

22 mai 2013 - 05h04
Compartilhar

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, chegou nesta quarta-feira ao Paquistão para uma visita previsivelmente de acento econômico, na qual se reunirá com as autoridades locais, assim como com o vencedor dos últimas eleições, Nawaz Sharif, que se tornará premier do país pela terceira vez.

O primeiro-ministro chinês, que assumiu o cargo há dois meses, se encontrará ainda hoje com o presidente do Paquistão, Asif Alí Zardari, e o primeiro-ministro Hazar Khan Khoso, enquanto amanhã se reunirá com Sharif, segundo uma nota da diplomacia paquistanesa.

O comunicado paquistanês, que qualifica a relação com a China como "um pilar da política externa do Paquistão", afirma que a visita "dará novo ímpeto" à cooperação bilateral e destaca que "ambos os países compartilham visões idênticas em assuntos globais".

Segundo a imprensa e analistas locais, a visita do primeiro-ministro chinês será marcada por um forte tom econômico, já que o novo governo do Paquistão, liderado por Sharif, tem uma urgente necessidade de injetar capital investidor para atenuar a crise financeira do país.

O Paquistão é a segunda escala da primeira viagem internacional do líder chinês, que, após visitar a Índia, ainda passará pela Suíça e Alemanha. A última visita de um primeiro-ministro chinês ao Paquistão aconteceu em 2010.

EFE   
Compartilhar
Publicidade