PUBLICIDADE

Ásia

Paquistão: premiê pede que Musharraf seja julgado por traição

24 jun 2013 - 07h40
(atualizado às 07h44)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-presidente do Paquistão Pervez Musharraf, atualmente em prisão domiciliar, deve ser julgado por alta traição, afirmou o novo primeiro-ministro paquistanês Nawaz Sharif, em um discurso no Parlamento. Musharraf, que deu um golpe de Estado em 1999 contra Sharif e governou o Paquistão até 2008, foi acusado por vários assassinatos e abuso de poder, em particular pela destituição de juízes.

"Violar a Constituição é um ato de alta traição. O governo federal considera que qualquer pessoa culpada de tal violação deve ser julgada", declarou Sharif, que retornou ao poder depois de uma ampla vitória nas eleições de 11 de maio.

Sharif falou sobre o caso de Musharraf com o procurador-geral do Paquistão, que deve se pronunciar sobre o caso. No Paquistão apenas o Estado pode iniciar um processo por alta traição. "Musharraf terá que responder à justiça ante um tribunal. Seguiremos o procedimento judicial e todas as forças políticas serão informadas", explicou Sharif.

"Musharraf violou a Constituição em duas ocasiões; Derrubou o governo e destituiu e prendeu juízes", disse Sharif . "O governo federal acredita com firmeza que suspender desta forma a Constituição é um ato de alta traição", concluiu.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade