PUBLICIDADE

Ásia

Paquistão lança ofensiva aérea e terrestre contra Taliban

15 mai 2015 - 10h24
Compartilhar
Exibir comentários

Tropas paquistanesas começaram nesta sexta-feira uma "enorme" ofensiva para tentar expulsar o Taliban de seu último grande reduto na região montanhosa do Waziristão do Norte, no noroeste do país, disseram autoridades e moradores da região.

Os desfiladeiros com densa vegetação no Vale do Shawal estão repletos de esconderijos do Taliban, e o próprio vale é uma rota de contrabando crucial para o vizinho Afeganistão.

Jatos paquistaneses começaram a bombardear o vale nas primeiras horas do dia, matando entre seis e 15 militantes, disseram quatro fontes de inteligência à Reuters.

"É uma ação militar enorme contra os militantes do Taliban e seus aliados nas montanhas Shawal", disse um funcionário do governo, que pediu anonimato porque não estava autorizado a falar sobre as operações militares.

O Taliban paquistanês controlava quase todo o Waziristão do Norte até que as tropas lançaram uma ofensiva em junho. No entanto, o Taliban ainda mantém o controle do Vale do Shawal e o utiliza como base para lançar ataques contra as forças paquistanesas.

(Reportagem adicional de Hafiz Wazir, em Wana, Haji Mujtaba em Banni e Javed Hussain em Parachinar)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade