PUBLICIDADE

Ásia

Paquistão inicia processo de eleição parlamentar do novo chefe de Estado

30 jul 2013 - 05h22
(atualizado às 05h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Um colégio eleitoral formado por quase 700 membros do Parlamento e das quatro assembleias regionais do Paquistão iniciou nesta terça-feira o processo de eleição do novo presidente do país, que substituirá o atual chefe de Estado, Asif Alí Zardari.

A votação se iniciou às 10h locais (2h de Brasília) e, de acordo com a previsão das autoridades, o resultado deverá ser anunciado por volta das 15h locais (7h de Brasília), sendo que o principal favorito é o candidato da governante Liga Muçulmana (PML-N), o empresário e veterano militante do partido Mamnún Hussein.

Como foi anunciado há poucos dias, o Partido Popular (PPP), do presidente Zardari, lidera o boicote de algumas forças opositoras a essa eleição.

O argumento dos opositores é de que a súbita mudança do processo, que estava previsto para o dia 6 de agosto e foi alterado por pressões da PML-N, impede a correta realização do processo e desfavorece os grupos de oposição.

Segundo o jornal local "Express Tribune", 219 parlamentares deverão se unir ao boicote sobre um total de 674 membros da Assembleia Nacional, do Senado e dos Parlamentos regionais que foram convocados para escolher o novo presidente.

De acordo com o jornal, os apoios alcançados pela PML-N garantem a Mamnún aproximadamente 426 votos, o que deixa elimina as chances do outro candidato, o ex-juiz Majihudin Ahmed, do PTI, grupo opositor liderado pelo ex-atleta Imrán Khan.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade